O esclarecimento que se impõe

05-09-2024

Desde que o Partido Socialista voltou a ter um seu eleito à frente dos destinos do Município de VRSA a autarquia tem vindo de forma célere a recuperar a sua credibilidade perante fornecedores, bancos e entidades públicas, pondo fim à má imagem resultando de 16 anos de gestão calamitosa do PSD.

Este esforço permitiu dar início a um programa de investimento na melhoria das infra-estruturas que vai ser dinamizado e fortemente ampliando no próximo ano, bem como irá permitir não só a manutenção de uma política de não aumento de taxas municipais, como iniciar uma trajectória descendente nalguns impostos.

Ao contrário do que seria natural face à gravidade da situação financeira o PSD apenas tem agido como força de bloqueio, que olha para o amanhã apenas com o objectivo de voltar a assumir a governação da câmara, esquecendo os interesses dos munícipes.

O oportunismo manifestado em todo o processo conhecido como "licenciamento do Cine-Foz" é um bom exemplo de como se cavalga a onda populista em prejuízo dos superiores interesses dos munícipes.

O PSD tem neste processo mostrado um elevado grau de demagogia e irresponsabilidade, mentido sistematicamente quanto às questões técnicas e financeiras da operação de construção de 114 novos fogos destinados ao arrendamento acessível de que o concelho tanto necessita e cujo processo tem sido conduzido pelo município garantido a legalidade e as regras urbanísticas que o próprio PSD aprovou em anteriores mandatos.

O executivo liderado pelo PS disponibilizou-se para constituir uma comissão de acompanhamento que incluísse eleitos do PSD para avaliar o cumprimento da legalidade e transparência do processo, o que foi liminarmente recusado por aquele partido, clarificando que o seu objectivo é gerar confusão, amplificar a mentira e aproveitar o descontentamento da população numa deriva populista.

"Ao contrário do que fez o PSD quando liderava o município, os eleitos do PS garantiram que a isenção de taxas apenas se aplica com a aprovação da candidatura que apresentou ao PRR no âmbito da estratégia local de habitação e cuja aprovação é indispensável para a execução de qualquer obra do Município."

O PSD em vez de andar a fazer baixa política devia era estar preocupado como facto de as candidaturas efectuadas pelo Município ao abrigo da estratégia local de habitação que foi homologada pelo governo, estejam parados há mais de 6 meses sem que o executivo autárquico possa avançar com qualquer obra e resolver as graves carências habitacionais do concelho.

O Partido Socialista não alinha neste tipo de guerrilha política e continuará responsavelmente a tentar gerar consensos e encontrar soluções para os muitos e graves problemas que herdou em 2021.